CASA DE CAMINHA
Moradia Unifamiliar
Caminha, 2003-09
Images|Text

A cidade de Caminha, as praias do norte e o atlântico podem ser observados pelo Miradouro da Fraga, mais acima um antigo matadouro transforma-se num loteamento para casas unifamiliares de fim-de-semana.
A encosta acentuada permite que a ocupação, de cada lote, não prejudique a vista do anterior. A vegetação rasteira, os pinheiros e os ventos fortes tornam o lugar agreste.
Os vários projectos apresentados foram sendo adaptados aos diferentes programas pedidos. A vista para o mar da sala comum, da suite principal e da varanda era um pressuposto inalterável. O volume principal, com janelas para a rua e rasgado a poente assenta em dois outros volumes de carácter maciço e que servem de varandas ao piso principal. O piso elevado reúne o programa familiar principal e o piso térreo encerrado para a encosta reúne a garagem e uma suite independente.
O acesso ao exterior e à piscina faz-se por entre os dois volumes que estreitam o horizonte, esta área em penumbra com a rocha destapada, resultante das escavações. servirá de apoio ao jardim e lazer.
A escada central é o elemento que reúne na janela vertical o céu e o mar.